Com o objetivo de promover a arte local e proporcionar uma experiência única aos seus hóspedes, convidámos vários artistas da região de Leiria a decorar dez dos nossos 27 quartos. Esta colaboração pretende não só dotar o Leiriartem Hotel de um ambiente mais distintivo e criativo, mas também celebrar e divulgar o talento dos artistas leirienses, transformando os quartos em verdadeiras galerias de arte contemporânea, onde cada detalhe reflete a criatividade e a identidade cultural dos artistas e da região. Conheça o quarto Signature by Sílvia Patrício, intitulado "O Voo".
A Ilha dos Amores, retratada por Luís de Camões em "Os Lusíadas", é um local de encantamento e paixão, onde os navegadores portugueses, liderados por Vasco da Gama, encontram repouso e deleite após as suas jornadas árduas. Este cenário mítico, pleno de beleza e sedução, pode ser revisitado através da pintura "O Voo", de Sílvia Patrício, acompanhado por um cenário de cores quentes e exóticas.
Uma pintura vibrante que captura a essência do movimento e da liberdade, simbolizada pelos pássaros esvoaçantes. Um voo que se manifesta num ritmo entre as cores e a transparência, entre a vida e a transformação, num movimento entre passado, presente e futuro.
Deste modo, a pintura e a Ilha dos Amores entrelaçam-se numa celebração de jornada e de descoberta épica. Ambas as obras exaltam a beleza do encontro com o desconhecido e a transformação que dele decorre. Nesta fusão entre a poesia épica de Camões e a pintura, encontramos um tributo ao heroísmo, à curiosidade e à celebração das diferenças, tornando a vida mais intensa.
Sílvia Patrício nasceu em França, mas cedo foi viver para Portugal. A transição para outra cultura foi impactante e foi nesse lugar que se iniciou a grande absorção do que rodeia a artista, nomeadamente as práticas e costumes locais intensos, que fazem parte da sua linguagem artística. Desde 2007 que se dedica, por inteiro, às artes plásticas e tem desenvolvido inúmeros trabalhos de pintura, escultura e instalações, alguns dos quais exibidos em exposições em nome próprio. Das exposições, destacam-se o projeto "Arte Box" (2022), organizado pelo Arte Institute, e que foi exibido em vários aeroportos da Europa e Estados Unidos, o projeto "Metamorphosis" (2018-2020), exibido na Galeria Arquivo e no BAG - Banco das Artes Galeria, em Leiria, e o projeto "Da Cura à Felicidade" (2014), exibido no Hospital de São João do Porto. A artista tem realizado, ao longo dos anos, encomendas na área da pintura, escultura, e peças de integração arquitetural, de que são exemplos os vitrais e esculturas na Igreja da Golpilheira, na Batalha (2024). Os seus trabalhos estão presentes em coleções públicas e privadas.